sábado, abril 30, 2005

Emulador de Playstation 2



Sem sombra de dúvidas, o Playstation 2 é o console de maior popularidade em todo o mundo. Poucas pessoas sabem, mas o PS2 pode ir mais além da simples tarefa de executar seus grandes jogos. Por trás do console, existe uma poderosa máquina, com um grande poder multimídia.
Uma das "facetas" do PS2 é a possibilidade de emular outros consoles, ou seja, imitar todos os recursos de hardware de um determinado videogame. Essa tarefa não é nada fácil, e é por isso mesmo que, com todo o seu poder, um PS2 só emula, no máximo, um Super Nintendo ou um Mega Drive.

Os Principais Emuladores

Mesmo não sendo um console que apresenta a maior quantidade de emuladores llançados, o PS2 cumpre muito bem o seu papel. Confira alguns deles.

It Might Be Nes - Um dos poucos emuladores que funcionam tanto no PS2 quanto no PSOne. Ele emula o Nintendinho 8 Bits e, com certeza, é obrigatório para quem procura relembrar os jogos que marcaram a história dos games.

PSMS - Se você quer reviver os grandes clássicos do Master System e Game Gear, o PSMS é "o" emulador. Além de emular com perfeição os jogos desses consoles, ele ainda detecta se o jogo é europeu, japonês ou americano, e configura automaticamente o sistema de cor.

Snes-Station - Um dos melhores emuladore do PS2. Esse emulador de Super Nintendo funciona muito bem com a maioria dos jogos do sistema, mas ainda precisa de alguns ajustes para manter a velocidade constante em alguns games mais complexos, como Donkey Kong Country.

PGEN - Possuindo qualidades como emulação perfeita do som e velocidade dos jogos, a compatibilidade com HD e muitas outras funções, o PGEN, emulador de Mega Drive, pode ser considerado o melhor já feito para PS2.

Neo.CD/PS2 - Se você é um amante de lutas 2D, não pode deixar de experimentar o Neo.CD/PS2, emulador de Neo Geo. Ele ainda está em fase de desenvolvimento bem primária, mas já consegue emular alguns bons games da SNK.

Construindo um CD com emuladores

Para facilitar a criação de um CD com emuladores, é necessário obter o programa CdgenPS2, que pode ser baixado nesse site aqui.

O método usado para criar uma imagem de CD é igual para todos os emuladores, portanto usaremos o PGEN como exemplo.

1 - Faça o download do PGEN e descompacte-o em alguma pasta em seu micro.
2 - Em seguida, execute o arquivo cdgenPS2.exe, com a pasta do emulador PGEN aberta, arraste os arquivos PGEN_12.ELF e SYSTEM (todos os emuladores possuem um arquivo .elf e SYSTEM) para o CdgenPS2.
3 - Agora, crie uma pasta chamada "ROMs" e coloque todas as ROMs de Mega Drive que tiver (caso você esteja gravando o PGEN) dentro dela. O PGEN aceita ROMs zipados, mas é possível que os outros emuladores não tenham suporte para esse tipo de compressão de arquivos, portanto será preciso descompactá-las antes de gravar o CD.
4 - Com as ROMs dentro da past( com tamanho máximo de 675 MB), arraste-a para o CdgenPS2. Depois, clique no botão save image.bin do lado esquerdo do programa e dê um nome para a imagem que será criada.

Gravando o CD

Com a imagem criada, você poderá gravá-la usando o seu programa preferido, porém recomendamos o Alcohol 120%, que pode ser baixado nesse site aqui.

1 - Clique na opção Assistente para gravação de imagem, no lado esquerdo do programa.
2 - Selecione o arquivo .cue que foi criado pelo CdgenPS2 e cique em Next.
3 - Em Formato de dados, escolha Playstation 2 e grave o CD a uma velocidade máxima de 8x.

Agora é só colocar o CD no Playstation 2 e seguir as instruções necessárias para jogar.

OBS; Para que o PS2 consiga ler um CD-R, é necessário que ele esteja destravado.

(Testo extraído da revista PSWorld nº 14)

Para conseguir os ROMs vai aqui um site ótimo, praticamente qualquer jogo, de qualquer console que você quiser você encontra nele.

ROMREACTOR.NETworks