sábado, maio 21, 2005

Shadow of the Colossus



"Shadow of the Colossus, também conhecido como Wanda and the Colossus, é, sem dúvida, um dos jogos mais esperados do ano, e um dos que mais tem atraído o público que passa pelo estande da Sony. O jogo aparece na E3 em sua última versão “jogável”, e a demonstração vai do filme de apresentação ao confronto com um colosso.

O demo começa com uma belíssima abertura que mostra o herói cavalgando por montanhas e florestas até chegar em um templo, onde está o corpo de sua suposta amada, desfalecida. Nesta versão da E3, a história é interrompida após a chegada no templo, certamente para não estragar surpresas, e o jogo já parte para ação, quando podemos montar no cavalo Agro e partir para a planície em busca do primeiro gigante.

O cavalo se comporta de uma forma bem realista, e seu controle é bem intuitivo. Sobre ele, podemos levantar a espada para que o sol reflita na lâmina e indique pelo brilho a direção do colosso. Com o stick esquerdo do controle, é possível girar a câmera e observar o cenário que, no demo da E3 já é grande, mas teve o acesso a algumas áreas limitado. Atravessamos a planície, escalamos uma montanha e encontramos o primeiro colosso -- peludo, misterioso, e provavelmente o maior inimigo já visto em um jogo.

O confronto com a criatura consiste basicamente em escalá-lo até que seja encontrando um ponto fraco, para então cravarmos a espada e derrubá-lo. Erguendo a espada, o raio de sol refletido dá uma leve indicação de onde é o ponto fraco. Com o botão L1 pode-se travar a câmera na criatura, já o R1 serve para agarrar, seja em plataformas ou, no caso do colosso que enfrentamos, no pêlo. Cada escalada é feita em três etapas: pule, agarre e suba. Quando estamos agarrados, um indicador em forma de bola, no canto da tela, mostra por quanto tempo o herói conseguirá manter-se firme, portanto é necessário agir rápido para subir ou descer, antes que ele despenque, exausto.

No demo, podemos usar a espada e um arco, que servem na maioria das vezes para apenas machucar ou provocar o gigante. Para subir em suas pernas, por exemplo, é necessário fincar a espada para que ele ajoelhe e permita que pulemos para sua cintura, onde há uma plataforma que dará acesso as suas costas e até a cabeça, onde o ponto fraco brilha em um símbolo azul. O mais interessante da escalada é a forma com que a criatura reage, sacodindo, fazendo o possível para que desagarremos do seu pelo. A animação é impressionante, muito realista, e há momentos espetaculares do monstro se debatendo e o herói tentando se equilibrar ou agarrar em algum lugar.

A julgar pelo demo, Shadow of the Colossus promete ser emocionante e um dos jogos de aventura mais originais dos últimos anos, mas ainda precisa de mais polimentos em algumas partes, como os pulos, que parecem flutuar demais, e no ajuste manual e não tão amigável da câmera. O colosso exibido aqui também nos pareceu mais um treinamento que uma batalha contra um inimigo aparentemente invencível -- a escalada é um tanto curta, suficiente para aprendermos os comandos de pular e agarrar. Esperamos que a jogabilidade tenha algumas surpresas guardadas, e que faça justiça ao visual sublime do jogo."

(fonte: Outer Space)

Assista alguns vídeos do jogo:

Shadow of the Collosus - Trailer
Shadow of the Colossus - (Video E3) Cavalgando
Shadow of the Colossus - (Video E3) Escalando o Colosso

Agora veja várias imagens do jogo:

Shadow of the Colossus - Galeria de imagens